quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Continuaçao...

Vou procurar saber com Nara como eu faço pra postar fotos... hihi! que legal!
Entao galera, esse post é pra falar um pouco do meu trabalho: LE PETIT CHÄTEAU ou Klein Kasteeljn (algo do tipo)
Meu primeiro dia aqui foi bem traumático, depois de uma semana de diversao, festas, passeios e so vida boa, começou a realidade: o trabalho voluntário!
Entao, morri de medo de pegar o tram e o metro sozinha, pinando me perder nessa cidade sem saber falar direito francês, li o que sheylinha tinha escrito pra mim na carta e fui "mimbora"! O transporte público daqui é outro nivel, gente! Vcs n têm idéia! Tem tudo super explicadinho e todo mundo te ajuda na rua. OS BELGAS SAO MUITO SIMPATICOS!!! O trabalho é longinho da minha casa, 50 min de percurso! Mas tranquilo acordar as 7:30 nesse frio e com chuva... adoro!
Fui super empolgada pro trabs até me deparar com a realidade das pessoas que moram la! Gente, tive medo, medo e medo, muito medo. Medo de tudo! Medo de todo mundo! Farah foi me receber, foi super simpática, mas qnd ela comecou a me mostrar o lugar q eu vi q n era tao bonitinho qnd eu na minha santa inocência imaginava... poutz!
Vi os quartos, os banheiros, a cozinha... vi o pessoal nos corredores... vi todo mundo me olhando... vi africanos, albaneses, arabes, chineses... Nossa! Nao era como eu pensava! Eu imaginava um lugar feliz e colorido. Nao me pergunte pq nem como, eu sou sem noçao mesmo!
Gente, tenho tanta coisa pra falar sobre o petit chateau q nem sei por onde começar...
esse meu susto inicial foi tao forte q eu quase pedi pra trocar, n queria trabalhar aqui, n queria nao! Eu tinha medo de todo mundo, eu achava q algm ia querer me fazer mal aqui... nossa! Juguei tao mal pessoas tao boas, pessoas tao gentis... pessoas que so querem conversar! Pessoa incriveis com histórias de vida inimaginaveis!
Vou explicar um pouco o que é o Petit Château:

O pêtit château é um centro que acolhe os demandantes de asilo aqui na Bélgica. A FEDASIL é a agência federal responsável por receber essas pessoas e encaminhá-las aos centros. é a fedasil que cuida de tudo aqui!
Muita gente escolhe a Bélgica pq segundo um refugiado daqui me disse: " aqui, eles respeitam os direitos humanos! Nao sao como na Inglaterra, em que eles batem, torturam..."; além do mais, as assistência social daqui é um sonho! Quem nao tem trabalho recebe ajuda do governo, pode fazer curso de graça, tem hospital publico de boa qualidade... milhoes de vantagens! Muitos se aproveitam dessas regalias e nao trabalham mesmo ou procuram empregos no escuro e ganham duas vezes! Outros nem trabalham mesmo...
Entao, aqui tem gente de todas as partes do mundo, menos América Latina, nao vi ngmmmmmm da América aqui, pessoas! Eles disseram q veze ou outra chega um cubano, mas é mt raro! Em compensaçao oq tem gente da Europa do Leste, da Africa e das Arabias... huhu!
Nossa, aprendi um bocado de coisa aqui... Morro de rir cominha companheira de trabalho Ness é belga, mas de família turca; é mulçumana, mas nao usa véu! digaiiiiiiii? Bebe e fumaaa q parece uma caipora! é minha alegria aqui no trabs! Pense!!!
Hum... vou parar um pouquinho esse post, ness chegou e pediu pra eu dizer q ela é belle et que elle recherche un beau bresilien kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vou olhar minha agenda do trabs agr! mais tarde escrevo mais coisa, oké? beijos gente!!!
e vou tentar atualizar vcs de tudo ainda hj ou amanha! noss... tem coisa demais!
Tem a visita a fabrica de cerveja e chocolate, o festival de bd, amsterdam mucho loca, catar as maças com a familia, a fête de la bière... viagem pra namur e la louvière, eu e nara aqui em bruxelas... huuuuuuum... me aguardem! beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário