terça-feira, 7 de dezembro de 2010

alôôô, galeraaaa!!


Bom, galera do mal! Ontem foi St. Nicolas *.* Acordei normalmente pra ir pro trabalho e tava todo mundo acordado esperando pra entrar na cozinha pra saber se St. Nicolas tinha vindo ou nao! Até Gabi, a filha mais velha de 25 anos dormiu lá pra participar tb! Quando abrimos a porta, a mesa estava posta cheia de chocolate, biscoitinho, e cada prato com o presente *.* Eu ganhei o livro de Harry Potter, mais uma echarpe e uma touquinha! Super lindoooooooooo tudo! Aqui a tradiçao de St. Nicolas é super forte, dependendo da família ( tipo a minha) chega a ser mais forte que o Natal mesmo! Eu to sem minha folhinha de música, mas depois eu posto uma das cançoes de St. nicolas que as crianças cantam mais frequentemente e que eu aprendi no curso de francês!

Depois do café delicioso repleto de doces *.*

Siiim! Mas deixa eu contar do fim de semana de Orientaçao AFS em Liège! Foi super legal \o/ Eu tava crente que ia ser um saco, tava sem a menor vontade de ir, mas realmente valeu à pena!
Tirando só o fato de eu e Nara termos nos perdido no caminho do hostel =x kkkkkkkkkkkkkkk
e tb de a gnt ficar se escorregando na neve descongelada haha
Fizemos várias atividades dentro do albergue, graças à Deus, pq Liège tava nevando com força, mais frio que aqui em Brux! A noite, depois do jantar delicioso *.* fomos ver uma peça de teatro sobre interculturalidade, multiculturalidade, migraçao e etc. No caminho muitas batalhas de neve e quando chegamos no local, tinha um cara vestido de árabe que olhou pra mim e fez:" Salamaleicon" e eu respondi : " Maleiconsalam" ( nao sei se é assim que se escreve, to chutando!) aí ele: "marrocaine?"; marrocaine uma pitomba, " brésilienne"! Mas ja estou conformada com essa semelhança... sem sol, ou seja pálida; com o frio e meu cabelo liso, nao tem como negar que eu pareço uma marroquina, tirando só o fato de eu ser mais discreta que elas, nao usar salto, nem maquiagem pesada ainda de dia! Saudades da minha cor e de usar havaianas e short *.*
Bom, a peça foi super engraçada e bem feita, de lá voltamos pro albergue ( levei uma queda felomenal pq tinha perdido minha touca na batalha de neve e qnd fui busca-la, nara mandou eu me apressar pra gnt n se perder, aí eu caio de cara na neve =x só machuquei o joelho, ainda bem!), assistimos um documentário sobre a situaçao do Laos, um verdadeiro massacre de civis, centenas de pessoas vivendo no meio da floresta, sobrevivendo à base de raízes. Doentes, feridos, crianças, bebês, idosos submetidos à condiçoes de vida, no mínimo, desumanas. Muito foda ( com o perdao da palavra) o documentário. Ele foi feito em 2005, os jornalistas tinham a intençao de mostrar ao mundo o que se passa na regiao pra chamar atençao das autoridades pra que medidas urgentes e enérgicas fosse tomadas. 5 anos depois, nada mudou, o medo, a violência, a miséria e o desespero ainda fazem parte do cotidiano dessas centenas pessoas. Pra quem nao sabe, o Laos é governado por um sistema comunista e esses indivíduos sobre os quais eu falei sao filhos ou familiares ou msmo participaram do conflito travado entre o governo comunista e os EUA, mas estavam nao estavam apoiando seus compatriotas. Sao até hoje perseguidos e vivem em constante estado de alerta com medo de que seus acampamentos sejam descobertos e mais mortes venham a exterminar sua comunidade. Vou ver se acho esse documentário... foi muito foda! ( Desculpa de novo!!!)
Sim... voltando, depois do filme fomos pro marché de Noel de Liège, foi ótimoooooooo!!! Principalmente depois que o responsável da afs foi embora: àlcool liberado! hahahahahahah
Mas todo mundo ficou menos no vin chaud! Eu fiquei na minha mesmo, porque o vin chaud nao me apetece! Nao troco meu branco por nada!
Fizemos um pequeno show no palco, tentando cantar músicas em francês, andamos na roda gigante, brincamos, rimos e voltamos pro albergue! As belgas e francesas que vao partir proximo ano pro trabalho voluntário trouxeram um baralho e a gnt ficou jogando o correspondente a um jogo no Brasil que tem o detetive, o assassino e sei que lá! Aqui é a vidente, o villageois, a sorcier e etc... bem legalzinho tb! Fui dormir moooooooooorta, sabendo q no outro dia tinha mais!
Acordamos cedo pra começar, tomamos café e fomos pra nossa salinha! Brincamos, acordamos, desenhamos, escrevemos e gravamos até um depoimento pra os próximos pretendentes à voluntários! Fiquei tímida =T eu juro!
Bom, vou indo agora, o atelier de femmes vai começar e preciso tb pensar em algo pra festa de fim de ano que eu, Nes e Silke estamos encarregadas de organizar! Aceito idéias!

Beijos beijos beijos

saudades
e tá cada vez mais perto!

Vida igual linda, já respondi seu e-mail! Cadê você?
Mainha, te amo!!
Luana e May, amo vocês!
Ulysses, querido cunhado pitboy, vou te mostrar quem parece com quem... depois!
Amor, um beijooooooooo! Me conta de Brasília!
Painho, o senhor é um inoperante, por que nao me manda e-mail?
Amigaaaaaaaaams, saudades!!!

beijoooooooosss

Nenhum comentário:

Postar um comentário