segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ATELIER DE POEMAS, JEUX D'HIVER,LILLE e FLASHMOB

Oi pessoas lindas do Brasil!!!



Neste exato momento estou no trabalho, acabei de chegar do atelier de poemas e hoje foi super legal! Como o cyber ta quase vazio, vim aproveitar o sossego pra escrever pra vocês.

Hoje no atelier, a professora levou um poema sobre " Partir", e o que essa palavra significava pra cada pessoa... Nossa, foram incríveis os depoimentos dos refugiados; muitos nem quiseram falar, justificando que aquilo era muito pessoal e mexia demais com eles... Nao se sentiam confortáveis em compartilhar naquele momento. Outros o fizeram e abriram espaço pra altas reflexoes.
Enquanto pra mim, partir significava buscar novas experiências, ir em busca de algo novo, aprender, crescer... Pra eles, significava deixar a família, os amigos, a vida que eles tinham, pra viver num lugar desconhecidos, com pessoas desconhecidas, falando uma língua (ou no caso da bélgica 3) desconhecida(s), sem dinheiro e sem poder trabalhar em condiçoes dignas ( eles só podem trabalhar legalmente quando recebem o positivo do Governo e isso pode levar anos).

Um africano, salvo engano, da Guiné, escreveu no seu poema algo que a professora resumiu em 4 palavras: "Papier, travail, argent, vie". Isso realmente representa a vida deles aqui, toda a espera agoniante, dia-a-dia vivendo nesse centro, convivendo com tanta gente diferente, tentando se comunicar... ansiosamente aguardando um sim e aí a esperança de uma vida nova; ou um nao, o que o obriga a recomeçar uma nova luta, ou entra com processo pra rever o que foi analisado ou volta pra casa... pra guerra, pro medo, pra fome, pra insegurança, pra o conhecido sim, e, por isso verdadeiramente nao desejado.
Outro, que realmente me deixou arrasada, escreveu que no seu país, a Somália, havia guerra, mortes, insegurança, mesmo as pessoas falando a mesma língua, tendo a mesma religiao e a mesma cor da pele. Lá, ele nao tinha nenhuma perspectiva de vida, porque nao podia sair de casa com medo de morrer. Chegou aqui na Europa cheio de sonhos e expectativas de uma vida nova e melhor. Deparou-se com a realidade de morar num centro como o Petit Château com mais 800 pessoas de todas as partes do mundo, recebendo por semana 3 ou 6 euros ( achei que fosse 3, mas esse cara falou que era 6). Tendo liberdade de sair, sem medo de ser morto, mas sem dinheiro e sem perspectiva de trabalho. Segundo ele: "I had nothing before and I keep having nothing".

O panfleto da ACNUR tem muita razao quando diz "it takes courage to be a refugee" .

Hoje, dia 28, foi que tive tempo e disposiçao de continuar o post, entao, la vai...
Bom, depois desse "desabafo", vou contar como tudo se passou nessa semana passada. Na verdade só o que eu lembro mesmo =x e vou contar da viagem pra Lille que fiz com Nara.
Da semana passada o que eu lembro mesmo foi a entrevista que Lelê, amiga de Math, que faz mestrado em jornalismo fez comigo. Numa mistura verdadeiramente bizarra de francês com pitadas de inglês ( ainda =T) falamos sobre a religiao no Brasil, a forte influência desta na política e mesmo na vida de boa parte dos brasileiros. Ela tinha que fazer um artigo de 4 páginas ( ai que sonho!) sobre o Brasil e nao tinha idéia do que pesquisar... aí me pediu um help! esse foi meu terceiro livro grande =D sem noçao do quanto isso ta me ajudando no vocabulário e na compreensao de texto! adooooooooooooro!!! Ou seja, uma dica pra quem for fazer intercâmbio, leia muitooo e veja tv tb!!!
Bom, na quinta fui pra o kot ( residência de estudantes) de Lelê com Math e lá já estavam as meninas reunidas bebendo vinho... adoooooooooro!!! Saí de lá com a garganta meio falha por conta da qntd de cigarro, mas nao tem oq fazer, é mt raro encontrar algum jovem que nao fume aqui em Bruxelas.
Na festinha do kot ainda, Amelie (prima de Math) recebeu um telefonema do pai dizendo que tava na jeux d'hiver, eu crente q ele tava numa estaçao de esqui, nem liguei muito... pouco tempo depois, math diz " viens, laïs, on se cache", eu estranhei a gnt estar indo embora tao cedo, mas blz. No caminho pra casa, Math desvia e nós paramos na rua da floresta, lotaaaaaado de carro e eu sem idéia do q a gnt tava fazendo alí. Perguntei pra Math e ela disse que alí era a boite Jeux d'hiver, super bombanteee!!! Chegamos, meio alegres, de jeans, casaco, super despojadas e o segurança n quis nos deixar entrar =T aí, 2 min depois o tio de Mathilde, a cara da riqueza sai da boite, dá um abraço nela e o segurança num instante deixa a gnt entrar! Juro que me senti no Brasil nesse momento, ainda nao havia sentido aqui na Bélgica o peso de se estar bem-vestido pra ser bem atendido!
Entramos e a glr lá dentro de paletó, as meninas de salto, hyper maquiadas, vestido, arrumadíssimas e a gnt de all star e jeans- adooooooro! Encontramos o primo de Math (irmao de Amelie) sentado na mesa e lá mesmo ficamos... em poucos instantes chega o garçon com a absolut, energético e uns pistaches meio picantes q eu adorei! Dançamos, pulamos, cantamos... adooooooooooro!!! Na saída... frio? Desconheço essa sensaçao... só digo que correr na floresta é muito legal! hehe
Na sexta, peguei meu rumo com Nara pra Lille! Nos encontramos em Tournai primeiro, eu cheguei primeiro e fui dar uma andada pela cidade pra esperar a inoperante que tinha se perdido à caminho da estaçao. Achei uma livraria e encontrei o último livro de HP por 8 euros, fiquei loucaaa, mas nao pude comprar, porque eu só podia comprar se fosse sócia de num sei quê lá, a mulher era chata e nao me explicou direito ou eu nao entendo muito bem =T fiquei arrasada!
Nara chegou e a gnt ficou esperando o próximo trem chegar, tiramos ft na praça de Tournai e um nativo esquisito chegou perguntando se a gnt queria q ele tirasse a foto, a gnt disse que nao e ele balbuciou algo do tipo " nao sou ladrao, nao vou roubar sua câmera". Nara ficou arrasada, se desculpando com ela mesmo que nao tinha pensado isso kkkkkkkkkkkkk Eu nao, depois do fora da africana nada mais me afeta =T heheheh
Lille: a cidade é bem grandinha e desenvolvida, no metro pra chegar no hotel, encontramos um brasileiro de sp que estuda lá, aí ele deu umas dicas de saída pra gente. Legaaaaal!
O hotel era meio perto da estaçao de Metro ( Hotel du Nord), era limpinho e o preço pro quarto duplo era bem acessível, nao tem albergue em Lille =T O ruim era o bairro! Nao parecia ser muito seguro e a gnt bateu um pino da mulesta andando por lá ( maldito complexo de terceiro mundo, eu sei! Mas convenhamos que a França nao é tao segura qnt a Bélgica).
Deixamos as coisas no Hotel, comemos nosso pao com água e partimos pra cidade. Fomos pro centro e tinha mts lojas e bares, passamos a tarde e a noite batendo perna. Encontramos uns franceses que se manifestavam à favor de prisioneiros cubanos que foram acusados de terroristas pelos EUA e que Obama nao tinha feito nada em favor deles. Nao sei muito bem sobre o que se trata, porque esqueci de ler o papel com a explicaçao e nao to com ele aqui =x
Sei que tem q ter mt ideologia pra ficar na chuva, num frio danado distribuindo panfleto e explicando pras pessoas o porquê da manifestaçao. Dou valor!
Paramos num bar/café pra comer algo e Nara, claro, provar mais cervejas =x Comemos um carbonara que eu jurava ser macarrao, mas era uma carne tipo aquela de sopa com um molho meio agridoce, delicioooooooooso! Vinha com batata frita e um pouquinho de salada e era o msm preço de uma salada. O probs é que a última n dá a menor sustância!!! Depois perguntam pq a pessoa engorda na Europa: salada é caro, caramba!!!
Batemos pino na volta pra casa, mas, graças à Deus, tudo se passou bem =D Estávamos mortas da viagem e da andada pelo centro; logo, fofocamos e capotamos!
No Sábado, batemos mais perna e fomos conhecer os pontos turísticos, a cidade é muito fofinhaaaa!!! e é grande, viu? Voltamos pra Bruxelas passando um frio miserável e nos preparamos pra ir pra Grand Place.
Tentamos ir no Celtica, mas nao tinha mesa, acabamos parando no Delirium e eu provei uma cerveja de maracujá muuuuuuuuuito boa!!!
Morri de rir a noite inteira com uma amiga minha que tava super alegre e a noite foi super divertida e engraçada!!!
Domingo: FLASHMOB!!! Pra quem nao sabe o que é, procura no youtube, porque nao to conseguindo colar o link pra cá =T no meu orkut tem o vídeo da nossa tentativa de flashmob!!! foi muito divertido, apesar do frio que passamos sem casaco e na chuva! hahahahah
Fico por aqui, esse post tá enorme e eu to cansada já!

to com fome!!!

beijos
saudadeeeeeeeeeeeeessss

macaquinho, amo tu!!!
Mainha, painho e sisters, obrigada pela chance de estar aqui! Nunca vou poder agradecer o suficiente!!!

Ah!!! sábado, meu rumo é PORTUGAL com a família belga mais linda que há ( a de Nara e a de Hanne sao tb perfeitas)!!! ADOOOOOOOOOOROOOO!!! Ai gente, to muito feliiiiiiz!!!

amigams, queria vcs aqui pra gnt fazer uma super trip e muitas festas! qnd eu voltar vamos compensar esse tempo que estive afastada! amo vocêêêêêêsssss!!!

Nica, vc é linda e merece só coisas lindas na sua vida, amiga!!! amo você!!!

vou-meeee, hj meu almoço é muito gostosoo: mozza com tomateee! ai que deliiiiiiiiiii!!!
adoro!

beijossss de novo

sim! o frio ja ta pegando, gente... mas to aguentando firme! qnd eu voltar quero praia e sol 24 H!!!

4 comentários:

  1. aaiin amiigaaa que tuuuudoo!!! to mt feliz por vc e ja to com uma supermegavontade de fazer um intercambio tb. =D
    sim, qnt ao livro de HP, por aqui ta bem barato tb, vi por menos de 20 reias!
    aproveita tudo aíí, manera nos alcoólicos quero seu fígado em ordem pra qnd vc chegar tomarmos uma graandeee!! kkkkkkkkkkkkkk

    beeijooo
    amo vc.

    ResponderExcluir
  2. CARBONARA
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    eu sei que tu me ama mas o nome da comida é CARBONADA!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk
    por conta de um D? que escandâlo!

    ResponderExcluir